Broken Windows Theory

Gisela Difini
3 min readMay 22, 2018

A teoria das janelas quebradas pode ser sumarizada na ideia de que se uma janela de um edifício for quebrada e logo não receber reparo, a tendência é que passem a arremessar pedras nas outras janelas e posteriormente passem a ocupar o edifício e destruí-lo.

Escolhi utilizar como exemplo para a teoria da janela quebrada um código pessoal que mantive com alguns “erros” por falta de iniciativa e vontade própria de deixar o código 100% hehe. Com este trabalho resolvi de uma vez por todas trocar as janelas e deixá-las limpas.

O primeiro passo foi criar uma interface para duas classes que mantinham uma boa parte (90%) do código duplicado.
Segue abaixo o conteúdo em comum das duas “classes/constantes” que duplicavam uma parte do conteúdo:

Tanto honorariosExec_soma.ts quanto honorariosProj_soma.ts não precisam mais de 150 linhas de código cada! Estes apenas puxam o conteúdo de hnrContent_modal.ts. Uma melhoria simples porém significativa.

O segundo passo, para manter o código limpo e não importar conteúdos desnecessários, foi remover todos os imports, constantes e propriedades que não foram mais utilizados, conforme a lista abaixo (apenas um pedaço da lista porque ela é grande):

O terceiro e último passo foi limpar uma função que utilizava várias linhas para enviar um comentário com data como mostrado abaixo no date.ts, aproveitei a mesma função Date() em javascript de uma maneira muito mais limpa visualmente e eficaz com apenas uma linha (no server.js). O servidor cria o Date() e o html (date.html) realiza a padronização e a apresentação desta data utilizando um pipe (message.created | date: ‘dd.MM hh:MM’).

Resumindo: foi implementada uma refatoração de código a fim de reaproveitar conteúdo repetitivo e foi removido do código aquilo que não era mais utilizado. Uma vez que se possui um código com imports e constantes que não são mais utilizados, dificilmente alguém irá removê-los com receio de que aquilo seja necessário no futuro ou está lá por algum motivo… Somos nós os responsáveis por manter o código limpo e organizado a fim de ajudar o próximo que irá mexer neste código, pensando que este então fará o mesmo.

--

--